quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Novos caminhos


Rumo a novas experiencias...


Um metodo de muita eficacia utilizado
com autista é o ABA.

Em ingles, Analise Comportamental Aplicada.


Encaminhei um email ontem aos meus amigos terapeutas que trabalham com Samuel
e espero poder trabalhar nessa linha com meu Guga.



Veja esse depoimento da querida Andréia:

" A parte da psicologia que, de fato, pode ajudar uma criança autista é a comportamental. Mais especificamente, análise do comportamento (a sigla é ABA).
A ideia – bem resumidamente falando – é identificar comportamentos “complicados” e, através do reforço positivo, ir mudando isso na criança, e ensinando os comportamentos mais adequados.
Por exemplo: o Theo, meu filho, quando foi diagnosticado, mal olhava nos olhos das pessoas, não olhava quando era chamado pelo nome e nem seguia instruções verbais. Esse tipo de comportamento melhorou muito com o ABA. Ele ainda tem muito o que melhorar nesse aspecto, mas já andamos um bom caminho.
Entre os profissionais que aplicam ABA no Brasil, há os mais radicais/rígidos e os mais “soft”. Minha tendência é estar do lado dos “soft”. Te explico o porquê.
Os mais radicais acham que todo comportamento considerado “incomum” ou “inadequado” deve ser bloqueado. Então, se o autista balança as mãozinhas, ou pula quando fica muito feliz, a tendência dessas pessoas é tentar bloquear esse comportamento e ensinar formas de manifestação mais “aceitáveis socialmente”. Ok.
Aí, entra a parte em que eu discordo. No meu ponto de vista, ensinar comportamentos que são importantes para a sobrevivência e vida em sociedade – como se comunicar de maneira própria e olhar nos olhos das pessoas – é essencial. Isso vai assegurar a independência do meu filho. O resto é frufru. Se ele fica feliz e dá pulinhos, não está ofendendo ninguém. Se alguma pessoa acha isso ridículo e inadequado, problema dela.
Acredito em bloquear (ou redirecionar) comportamentos inadequados quando se trata de auto agressão ou de agressão a outras pessoas. Quanto ao resto, meu papel é ensinar às pessoas “normais” que há várias formas de demonstrar tristeza, alegria e ansiedade. Algumas pessoas ansiosas fumam. Outras comem. Outras se balançam. E por aí vai."


Nesse endereço ela ainda disponibiliza a apostila.

http://pt.scribd.com/doc/32334159/Manual-ABA

Tudo de bom!

Boa sorte pra gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que achou?