terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O diagnóstico


Na segunda feira chegamos na Clínica Salus e conhecemos a Neuropediatra Adriana e relatei tudo o que havia observado no comportamento de meu menino, tais como:
- quando menor, sempre o achei muito ativo, quase que hiperativo;
- não dá tchau, não manda beijo, não faz nenhuma gracinha ou imitação;
- não desenvolveu linguagem e volta e meia parecia não ouvir;
- não brinca com outras crianças, sequer de roda;
- dança pulando;
- quando envolvido em alguma atividade faze-se de surdo;
- fala somente mamãe e papai e mesmo assim passa grandes períodos sem falar;
- mantem contato visual, mas com estranhos olha e depois ignora;
- gosta de se enroscar;
- se estiver assistindo ou brincando, empurra quem tenta chamar sua atenção;
- não se deixa ser tocado, sequer examinado;
- ainda põe tudo na boca;
- não obedece ordens (pegue, ponha ali, pare, etc)
- tem atração por cotovelos.

Aproveitei e também falei outras coisas. Na verdade falei logo foi tudo que Samuel fazia, tipo:
- tem noções de perigo;
- diferencia histórias de músicas nos dvd's;
- não empilha, nem ordena as coisas;
- não resiste a mudanças de rotinas embora goste de tê-las;
- gosta de passear de carro;
- tira meus óculos, presilhas, qualquer coisa extra que eu use;
- tem seus personagens favoritos (Cocoricó, Barney e Backyardigans);
- reconhece lugares que já foi antes;
- gosta de músicas com gestos;
- prefere sempre a mãe se ela estiver presente;
- não sabe beijar, mas me abraça muito

Ela me disse que Samuel tinha Transtorno Global de Desenvolvimento. Conversamos e conversamos. Ela observou o comportamento dela na sala onde estava junto com a irmã e a babá e deu o seguinte relatório:

"Samuel apresenta características comportamentais dentro de espectro autista caracterizado por prejuízo da  interação social, atraso da linguagem e contato visual fugaz.
Solicito dieta isenta de lactose e glúten por pelo menos 3 meses até nova avaliação "

Ainda recebemos as  seguintes solicitações:
- Fono e TO (CID F84)
- Requisições de exames (CID Z00)

Sai de la melhor do que eu pensei.
Graças a Deus porque estava com duas crianças pequenas e não poderia me descontrolar.
Deixei Mell e Samuel na minha prima, junto com a babá, e segui pra rodoviária a fim de trocar as passagens,
uma vez que a neuro indicou consulta com uma nutróloga a fim de me orientar na dieta.

No pequeno shopping em frente a casa de minha prima coloquei credito e enviei a seguinte mensagem a minha irmã Fabiana e minhas 4 super amigas Eliane, Jéssica, Leane e Dominique:
Samuel no dia do diagnóstico
"Samuel possui TGD. Pra ele o Tratamento é Fono, TO e dieta sem glúten por 3 meses, pra mim é muita oração e a ajuda de vocês."

Pronto, a partir dali não conseguia mais falar sobre o assunto.
A caminho da rodoviária, ainda no táxi  meu esposo me ligou e contei tudo aos prantos. Ele, positivo como sempre, dizia: "vamos fazer tudo o que for preciso!"

Nossa, como meu esposo é sensato! Um ótimo companheiro e um excelente pai. Parecia que eu estava caindo em um buraco mas sabia que ele estava ali pra segurar as pontas.

Pedi a troca da passagem ainda chorando e falando ao celular. Lá foi tudo rápido porque as pessoas me cediam a vez e até o atendente do guichê nada perguntou e também me olhava com ar de piedade.

                    Fui me situando, fiz umas comprinhas pros meninos e cheguei ao apartamento como se fosse a mulher mais forte do mundo. Ainda fui ao mercado com eles, sorrimos, nos divertimos e nos preparávamos para mais uma noite na capital baiana. 
Mell e um de seus muitos presentes

Na manhã seguinte, após a consulta com a nutróloga Junaura Barreto  fui às compras da dieta a ser seguida, e com a relação de exames em mãos viemos pra casa iniciar uma jornada árdua, de muito aprendizado mas também de muita superação.

_______________________________________________________________
Segue os contatos dos primeiros profissionais que me ajudaram,
quem sabe possa ajudar alguém no futuro:

Neuropediatra - Dra. Adriana Marques de Mattos (CRM-BA 15141) -
Clínica Salus - Centro Médico da Bahia (71)3210-9261


Nutróloga - Junaura Barreto (CRN13852) - 
Nutricional (71) 3235-2362


Fiz as compras da dieta SGSC na
Nutrimaster (71) 3353-8203
Pronutri (71) 3018-0085

Exames CID Z00 coletados no LABORCENTER (77) 3698-1239

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que achou?